Consulta Especializada de Dislexia e Perturbações de Linguagem
O que é a Dislexia?
A dislexia é uma dificuldade específica da aprendizagem, de origem neurobiológica ou genética, e de caráter permanente.
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Está associada a um défice no processamento fonológico, que afeta a leitura e a escrita.
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Apesar das dificuldades, a criança apresenta um nível de inteligência normal e capacidade de aprendizagem, mas poderá necessitar de intervenção especializada para reduzir o impacto no seu desempenho escolar.
Prevalência:
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Afeta entre 5% a 10% das crianças em idade escolar a nível mundial.
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Em Portugal, estima-se que a prevalência seja de 5,4% a 8,6% entre as crianças no 1.º ciclo.
Fluência Leitora
Dificuldade em ler corretamente. Troca, omite ou substitui letras.
Lê de forma mais lenta do que o esperado para a sua idade/ano de escolaridade
Dificuldades na Interpretação/Compreensão Leitora
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Dificuldade em retirar/compreender o conteúdo do que lê (palavras, frases e textos);
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Dificuldade em responder a perguntas de interpretação;
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Dificuldade na leitura e compreensão de problemas matemáticos.
O que é a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem?
A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é um diagnóstico enquadrado no Decreto-Lei 54/2018 e apresenta as seguintes características:
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A criança demonstra dificuldades persistentes na expressão e, por vezes, na compreensão do que lhe é dito.
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Se não for identificada precocemente, pode impactar negativamente a leitura, a escrita e as aprendizagens escolares.
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Trata-se de uma das perturbações do neurodesenvolvimento com maior prevalência.
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É de origem neurobiológica e tem caráter permanente.
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Afeta cerca de 1 em cada 14 crianças em todo o mundo.
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Pode ser diagnosticada ainda no Jardim de Infância, sendo que uma intervenção precoce é essencial para fazer a diferença.
Linguagem Escrita
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Dificuldades na consciência fonológica (por exemplo: rimas, divisão silábica, em identificar e dizer palavras começadas com igual sílaba/som)
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Dificuldades em identificar e nomear letras
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Realização de trocas entre letras durante a leitura e a escrita (p. ex. troca do D pelo T; V pelo F; J pelo CH; B pelo P; G pelo C; Z pelo J; X pelo S; NH pelo LH…)
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Dificuldades em ler/ escrever sílabas, palavras, frases e/ou textos, tendo em conta o ano de escolaridade
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Dificuldades em identificar a ideia principal e responder a perguntas de interpretação sobre um texto lido
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Dificuldades em escrever textos de forma organizada
A nossa consulta
Objetivo
Realizar um diagnóstico diferencial rigoroso e desenvolver um plano de intervenção detalhado para crianças com suspeitas de dislexia ou outras perturbações de linguagem.
Equipa
Dispomos de uma equipa multidisciplinar composta por Terapeuta da Fala, Neuropsicóloga e Neuropediatra, garantindo uma análise aprofundada das dificuldades e desafios específicos de cada criança. Esta consulta é coordenada pela Dra.Nicole Agrela.
Avaliação especializada
A avaliação será iniciada pelo Terapeuta da Fala que irá realizar uma avaliação pormenorizada com a aplicação de instrumentos específicos para a identificação da dislexia e/ou outras perturbações de linguagem.
Conforme os resultados da avaliação, se necessário, a criança ou jovem poderá ser encaminhado para avaliações adicionais especializadas.
Intervenção especializada
Após a avaliação, elaboramos um plano de intervenção personalizado.
Este processo minucioso assegura que cada criança receba o acompanhamento adequado às suas necessidades, culminando num conjunto detalhado de resultados e num plano de ação específico.
Privilegiamos o trabalho colaborativo entre cuidadores, escola e outros profissionais envolvidos no processo.
Será Dislexia ou uma Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem?
Avaliamos detalhadamente todos os domínios da linguagem oral (processamento fonológico, morfossintaxe, semântica e pragmática) identificando quais estão comprometidos e analisando o impacto que tal comprometimento pode ter na leitura e na escrita. Desta forma, proporcionamos uma intervenção personalizada e eficaz ao nível da linguagem, bem como um diagnóstico diferencial preciso.
Crianças com Dislexia e Perturbação do Desenvolvimentos da Linguagem podem ser abrangidas pelo Decreto de lei 54/2018 - Estas perturbações de linguagem não podem interferir nos resultados pedagógicos, assim, a criança não deve ser penalizada no seu potencial enquanto aluna, devendo a sua avaliação pedagógica contemplar uma avaliação que tenha em conta o conteúdo informativo das respostas e não a forma como se expressa.
Uma identificação precoce e uma intervenção eficaz permitem minimizar o impacto das dificuldades de linguagem nas aprendizagens escolares
Na SpeechCare, o nosso trabalho na área da dislexia e perturbações de linguagem vai muito além das consultas de avaliação e intervenção. Com 16 anos de experiência, construímos uma forte ligação com educadores, professores e profissionais de saúde, contribuindo para a criação de um ecossistema de apoio às crianças com dificuldades de linguagem oral, leitura e escrita.