4ª Edição Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia
segunda, 16/10
|Aulas Assincronas+Lives
Datas - Inicio: 16/10/2023 Fim: 11/02/2024 Curso Exclusivo para Terapeutas da Fala: da avaliação à intervenção em contexto clínico e em contexto escolar.
Horário e local
16/10/2023, 01:00 – 11/02/2024, 01:00
Aulas Assincronas+Lives
Sobre o evento
Depois do sucesso da 1ª, 2ª e 3ª edição, com todas as vagas esgotadas, encontra-se aberta a 4ª edição do Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia.
O que é?
Este é um curso de Perturbação do desenvolvimento da Linguagem e Dislexia que foi desenhado para ser feito ao seu ritmo, mas com um acompanhamento constante por parte da coordenação para que possa reter e aplicar todo o conteúdo na sua prática clínica.
O objetivo, é que desenvolva e aplique conhecimentos específicos e fundamentais para a prática clínica com crianças com alterações ao nivel da linguagem oral e escrita (leitura e escrita).
Para quem é?
Ministrado pela Dra.Nicole Agrela é exclusivo para terapeutas da fala.
Como Funciona?
Decorrerá numa plataforma online com aulas assincronas, serão efetuados 7 lives de 1h30, e no final 7 horas de estudos de caso live, para que possa consolidar o conhecimento recorrendo a prática clinica. Tem um numero limitado de vagas para que possa haver um acompanhamento adequado a cada profissional.
Quando?
A 4ª Edição tem inicio a 16 de Outubro de 2023 e termina a 11 de Fevereiro de 2024
Informações
Carga Horária: 35h
Objetivos
Módulo 1:
-Desenvolver conhecimentos específicos sobre a PDL e a dislexia.
O que é a PDL? O que é a Dislexia?
- Terminologia
- Etiologia
- Marcadores linguísticos
- Subtipos de PDL
- Diagnóstico diferencial
Módulo 2:
Avaliação
- Avaliação em idade pré-escolar
- Avaliação em idade escolar
- Quando encaminhar para uma avaliação em psicologia e/ou em Terapia Ocupacional?
Módulo 3:
Intervenção
-Conhecer as metodologias de intervenção no PDL e na Dislexia;
-Desenvolver técnicas e estratégias para a intervenção nos diferentes subtipos de PDL e dislexia em idade pré-escolar e escolar.
- Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade pré-escolar
- Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade escolar
- Método de estudo adequado às crianças com PDL e dislexia
Módulo 4:
Trabalho colaborativo entre o Terapeuta da fala, família e escola
- Operacionalizar a intervenção em contexto familiar
- Operacionalizar a intervenção em contexto escolar
- Conhecer os procedimentos na integração das crianças com PDL e dislexia no decreto de lei 54/2018Quais são as medidas que estas crianças podem beneficiar? O que é um Relatório Técnico Pedagógico?
Módulo 5:
-Potenciar o raciocínio clinico baseado em casos clínicos - Análise e discussão de casos: da avaliação à intervenção em idade pré-escolar e escolar
Entre os 3% e 7% das crianças apresentam Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e entre 5% a 10% das crianças apresentam Dislexia
A PDL e a Dislexia são perturbações de linguagem de carater neurobiológico e permanente à a intervenção precoce do TF poderá reduzir o impacto nas aprendizagens escolares (leitura e escrita).
Assim, torna-se crucial o Terapeuta da Fala conseguir realizar:
- O diagnóstico diferencial entre PDL e dislexia;
- Uma avaliação completa e especifica a nível formal/funcional das competências da linguagem (fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática);
- Uma Intervenção multissensorial ao nível da linguagem oral e escrita;
- Intervenção indireta em contexto familiar e escolar.