Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia
segunda, 04/04
|Aulas Assincronas+Lives
Curso para Terapeutas da Fala sobre Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e dislexia: da avaliação à intervenção em contexto clínico e em contexto escolar.
Horário e local
04/04/2022, 00:00 – 05/06/2022, 23:59
Aulas Assincronas+Lives
Sobre o evento
Este curso pode ser feito ao seu ritmo! Ministrado pela Dra.Nicole Agrela é exclusivo para terapeutas da fala. Decorrerá numa plataforma online com aulas assincronas, serão efetuados 8 lives de 1h30, e no final 6 horas de estudos de caso, para que possa consolidar o conhecimento recorrendo a prática clinica. Tem um numero limitado de vagas para que possa haver um acompanhamento adequado a cada profissional.
Carga Horária: 30h
Objetivos
Módulo 1:
-Desenvolver conhecimentos específicos sobre o PDL e a dislexia.
O que é a PDL? O que é a Dislexia?
- Terminologia
- Etiologia
- Marcadores linguísticos
- Subtipos de PDL
- Diagnóstico diferencial
Módulo 2:
-Adquirir conhecimento sobre a aplicabilidade dos diferentes instrumentos de avaliação;
-Analisar e correlacionar os resultados da avaliação em idade pré-escolar e escolar;
-Potenciar o trabalho em equipa: TF + Psicologia + TO: Quando encaminhar para uma avaliação em psicologia e/ou em Terapia Ocupacional?
Módulo 3:
-Conhecer as metodologias de intervenção no PDL e na Dislexia;
-Desenvolver técnicas e estratégias para a intervenção nos diferentes subtipos de PDL e dislexia em idade pré-escolar e escolar.
- Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade pré-escolar
- Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade escolar
Módulo 4:
- Operacionalizar a intervenção em contexto familiar
- Operacionalizar a intervenção em contexto escolar
- Conhecer os procedimentos na integração das crianças com PDL e dislexia no decreto de lei 54/2018Quais são as medidas que estas crianças podem beneficiar? O que é um Relatório Técnico Pedagógico?
Módulo 5:
-Potenciar o raciocínio clinico baseado em casos clínicos - Análise e discussão de casos: da avaliação à intervenção em idade pré-escolar e escolar
Entre os 3% e os 7% das crianças apresentam Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e entre 5% a 10% das crianças apresentam Dislexia
O PDL e a Dislexia são perturbações de linguagem de carater neurobiológico e permanente à a intervenção precoce do TF poderá reduzir o impacto nas aprendizagens escolares (leitura e escrita).
Assim, torna-se crucial o TF conseguir realizar:
- O diagnóstico diferencial entre PDL e dislexia
- Uma avaliação completa e especifica a nível formal/funcional das competências da linguagem (fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática);
- Uma Intervenção multissensorial ao nível da linguagem oral e escrita;
- Intervenção indireta em contexto familiar e escolar.