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Perturbação do Espetro do Autismo

A Perturbação do Espetro do Autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que interfere na forma como a pessoa comunica, interage com os outros e se adapta ao mundo à sua volta. 

 

Cada pessoa no espetro é única, podendo surgir desafios na comunicação verbal e não verbal, comportamentos repetitivos ou interesses muito específicos e/ou outras características que podem influenciar a sua funcionalidade. Ou seja, podem enfrentar desafios em várias áreas do dia a dia, como brincar, aprender, estabelecer relações, desempenhar uma atividade profissional e participar na vida em sociedade

 

É importante lembrar que as características do espetro, bem como o seu impacto, podem variar e mudar ao longo da vida. 

  • Interesses específicos (por exemplo: investir muito tempo em determinados temas); 

  • Alterações na interação social e comunicação (por exemplo: dificuldade em introduzir uma conversa de circunstância; dificuldades na leitura de pistas sociais, como a linguagem corporal do outro); 

  • Inflexibilidade ou rigidez no pensamento (por exemplo: pensamento preto ou branco; 8 ou 80);

  • Alterações no processamento sensorial (hiper ou hipo sensibilidade sensorial a ruídos, luzes, cheiros e toque); 

  • Alimentação seletiva; 

  • Resistência à mudança ou imprevisto (por exemplo: maior necessidade de rotinas);

  • Dificuldade em regular emoções e comportamentos, com sensação de sobrecarga de estímulos ou emoções e dificuldade em recuperar a calma

Todos os sinais de alerta descritos podem surgir em diferentes momentos da vida, mas é essencial avaliar o impacto que têm na funcionalidade e qualidade de vida da pessoa, bem como a combinação e frequência dos sintomas. O diagnóstico é clínico e realizado por profissionais especializados, com base em critérios específicos que exigem a persistência dos sintomas.

Retrato de família
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A nossa consulta

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Equipa

Dispomos de uma equipa multidisciplinar composta por Neuropediatria, Psicologia, Psicomotricidade e Terapia da Fala, garantindo uma abordagem compreensiva e individualizada, considerando as necessidades especificas de cada pessoa e família. 

Mulher sendo atendida

Avaliação Especializada

O processo de avaliação é um passo fundamental para compreender as necessidades e características específicas de cada pessoa. Realiza-se de forma abrangente, por uma equipa multidisciplinar que utiliza ferramentas baseadas em evidência científica e adaptadas à faixa etária, contexto e preocupações. Este processo permite identificar áreas de dificuldade e de potencial, assim como estabelecer uma visão clara das prioridades de intervenção.

A avaliação é conduzida de forma colaborativa, envolvendo ativamente a pessoa, a família e, quando necessário, outros contextos significativos, como, no caso das crianças, a escola. Este envolvimento é essencial para garantir que os resultados refletem a realidade do dia a dia, permitindo delinear objetivos personalizados e estratégias que promovam o bem-estar e a funcionalidade em todos os aspetos da vida da pessoa.

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Diagnóstico

O diagnóstico nem sempre é estabelecido de forma imediata, podendo decorrer de um processo contínuo. Em muitos casos, é através da observação clínica continuada e da recolha sistemática de informação em diversos contextos que se identificam os indicadores necessários à sua formulação.

Quando se procede à avaliação diagnóstica, esta baseia-se em critérios clínicos reconhecidos, alinhados com orientações internacionais, e engloba uma análise detalhada do comportamento, desenvolvimento e adaptação da pessoa. O processo é conduzido por profissionais especializados, em colaboração com a família e uma equipa multidisciplinar, permitindo conclusões sólidas e pertinentes. Assim, o diagnóstico constitui uma ferramenta fundamental para aprofundar o conhecimento do perfil individual, direcionando estratégias de intervenção e objetivos específicos. Em muitos casos, implica múltiplos momentos de avaliação até se encontrar devidamente consolidado.

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Intervenção especializada

O processo de intervenção é cuidadosamente individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada pessoa e da sua família. Fundamenta-se em evidência científica, assegurando que as abordagens aplicadas são adequadas às necessidades identificadas na avaliação inicial e alinhadas com os objetivos definidos em colaboração com a pessoa e/ou família.

Ao longo do percurso, realizam-se discussões regulares em equipa multidisciplinar, permitindo uma análise aprofundada e a introdução de ajustes sempre que necessário. A colaboração com a família, a escola e outros intervenientes é central, promovendo um ambiente de apoio consistente e ampliando o impacto positivo da intervenção em todos os contextos da vida da pessoa.
 

Testemunhos

"Sobre a Speechcare espaço acolhedor e familiar bom ambiente e funcionários educados.

Em relação a terapia da fala nomeadamente a terapeuta Sofia Ribeiro no qual eu agradeço todo e empenho e dedicação para com o meu filho. Ele adora ir para a terapia e para a sala trabalhar pois quando assim é o é porque ele gosta da pessoa e é bem tratado."

Mãe do I.

Estrelas de confettis no céu

Informações

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SpeechCare Center - Rua General Firmino Miguel  3

11º Piso Lisboa 

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