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Perturbação do Espetro do Autismo
A Perturbação do Espetro do Autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que interfere na forma como a pessoa comunica, interage com os outros e se adapta ao mundo à sua volta.
Cada pessoa no espetro é única, podendo surgir desafios na comunicação verbal e não verbal, comportamentos repetitivos ou interesses muito específicos e/ou outras características que podem influenciar a sua funcionalidade. Ou seja, podem enfrentar desafios em várias áreas do dia a dia, como brincar, aprender, estabelecer relações, desempenhar uma atividade profissional e participar na vida em sociedade
É importante lembrar que as características do espetro, bem como o seu impacto, podem variar e mudar ao longo da vida.
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Interesses específicos (por exemplo: investir muito tempo em determinados temas);
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Alterações na interação social e comunicação (por exemplo: dificuldade em introduzir uma conversa de circunstância; dificuldades na leitura de pistas sociais, como a linguagem corporal do outro);
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Inflexibilidade ou rigidez no pensamento (por exemplo: pensamento preto ou branco; 8 ou 80);
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Alterações no processamento sensorial (hiper ou hipo sensibilidade sensorial a ruídos, luzes, cheiros e toque);
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Alimentação seletiva;
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Resistência à mudança ou imprevisto (por exemplo: maior necessidade de rotinas);
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Dificuldade em regular emoções e comportamentos, com sensação de sobrecarga de estímulos ou emoções e dificuldade em recuperar a calma
Todos os sinais de alerta descritos podem surgir em diferentes momentos da vida, mas é essencial avaliar o impacto que têm na funcionalidade e qualidade de vida da pessoa, bem como a combinação e frequência dos sintomas. O diagnóstico é clínico e realizado por profissionais especializados, com base em critérios específicos que exigem a persistência dos sintomas.
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A nossa consulta
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Equipa
Dispomos de uma equipa multidisciplinar composta por Neuropediatria, Psicologia, Psicomotricidade e Terapia da Fala, garantindo uma abordagem compreensiva e individualizada, considerando as necessidades especificas de cada pessoa e família.
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Avaliação Especializada
O processo de avaliação é um passo fundamental para compreender as necessidades e características específicas de cada pessoa. Realiza-se de forma abrangente, por uma equipa multidisciplinar que utiliza ferramentas baseadas em evidência científica e adaptadas à faixa etária, contexto e preocupações. Este processo permite identificar áreas de dificuldade e de potencial, assim como estabelecer uma visão clara das prioridades de intervenção.
A avaliação é conduzida de forma colaborativa, envolvendo ativamente a pessoa, a família e, quando necessário, outros contextos significativos, como, no caso das crianças, a escola. Este envolvimento é essencial para garantir que os resultados refletem a realidade do dia a dia, permitindo delinear objetivos personalizados e estratégias que promovam o bem-estar e a funcionalidade em todos os aspetos da vida da pessoa.
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Diagnóstico
O diagnóstico nem sempre é estabelecido de forma imediata, podendo decorrer de um processo contínuo. Em muitos casos, é através da observação clínica continuada e da recolha sistemática de informação em diversos contextos que se identificam os indicadores necessários à sua formulação.
Quando se procede à avaliação diagnóstica, esta baseia-se em critérios clínicos reconhecidos, alinhados com orientações internacionais, e engloba uma análise detalhada do comportamento, desenvolvimento e adaptação da pessoa. O processo é conduzido por profissionais especializados, em colaboração com a família e uma equipa multidisciplinar, permitindo conclusões sólidas e pertinentes. Assim, o diagnóstico constitui uma ferramenta fundamental para aprofundar o conhecimento do perfil individual, direcionando estratégias de intervenção e objetivos específicos. Em muitos casos, implica múltiplos momentos de avaliação até se encontrar devidamente consolidado.
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Intervenção especializada
O processo de intervenção é cuidadosamente individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada pessoa e da sua família. Fundamenta-se em evidência científica, assegurando que as abordagens aplicadas são adequadas às necessidades identificadas na avaliação inicial e alinhadas com os objetivos definidos em colaboração com a pessoa e/ou família.
Ao longo do percurso, realizam-se discussões regulares em equipa multidisciplinar, permitindo uma análise aprofundada e a introdução de ajustes sempre que necessário. A colaboração com a família, a escola e outros intervenientes é central, promovendo um ambiente de apoio consistente e ampliando o impacto positivo da intervenção em todos os contextos da vida da pessoa.